"VOCÊ NÃO QUER VER, NÃO QUER ESCUTAR E MUITO MENOS FALAR"
Pesquise no blog:
Insira uma palavra-chave:
«Se VOTAR mudasse alguma coisa, o VOTO já teria sido banido.»
Emma Goldman

segunda-feira, 30 de março de 2009

Isto é Evolução

"Eu também quero a volta à natureza. Mas essa volta não significa ir para trás, e sim para a frente", disse Nietzsche.

A humanidade encontra-se em um estado de calamidade social e muitos dizem viver em um mundo globalizado. Vale lembrar que em virtude do desenvolvimento da tecnologia estamos conectados ao outro lado do planeta na hora que quisermos, todavia nossas relações no cotidiano contrastam essa idéia de globalização. Estamos cada vez mais com stress, ódio, cansaço, dentre outras emoções tantas que nos fazem distanciar cada vez mais do próximo. A sociedade é formada e mantida por medo e submissão. Instituições de todos os tipos nos moldam cada vez mais para sabermos conviver em meio à tanta violência e ódio resultando no conformismo existente hoje em dia em uma gigante parcela da humanidade.

Distúrbios físicos e psicológicos são normalidades em uma espécie animal que poderia viver em harmonia tanto quanto as demais.
“Aquelas comunidades –escreveu Darwin - do que encerram a maior quantidade de membros que simpatizam entre si, florescerão melhor e deixarão maior quantidade de descendentes”.
E é isso o que acontece? Desenvolvemos tecnologia que auxilia a medicina em contrapartida esta mesma tecnologia nos torna sedentários e cada vez mais anti-sociais. “A televisão mata a imaginação e leva ao estado hipnótico”.

Relações econômicas, idéias de acabar com a crise, investimentos, números, imaginações e alucinações rondam a cabeça dos homens de negócio, os homens bem sucedidos; enquanto fome, miséria, podridão, imaginações e alucinações rondam a cabeça dos pobres desnutridos, os homens marginalizados.

Progresso? Evolução? Ou luta incansável mantida por uma moral pré-estabelecida que sempre as novas gerações aceitam e se ajustam como podem?

"Os anarquistas consideram [...] muitas vezes que não há progresso algum. Nós vemos a história não como um desenrolar linear ou dialético numa determinada direção, mas como um processo dualista. A história de todas as sociedades humanas é a história duma luta entre governantes e governados, entre opulentos e miseráveis, entre os que querem comandar e ser comandados e os que querem libertar-se, assim como aos seus camaradas; os princípios de autoridade e de liberdade, de governo e de rebelião, de Estado e de sociedade estão em perpétuo conflito. Esta tensão nunca é resolvida; o movimento da humanidade vai tanto num sentido, como no outro”. Nicolas Walter, Do Anarquismo.

Manutenção do poder de uns sobre outros; opressão; submissão; chantagem; normalidade e conformismo.

Como podemos afirmar que há alguma evolução no campo social em uma sociedade que é criada e mantida pelo medo? Dizer que há alguma evolução é tentar mascarar a realidade e ser covarde de não contesta-la.

Nenhum comentário: