"VOCÊ NÃO QUER VER, NÃO QUER ESCUTAR E MUITO MENOS FALAR"
Pesquise no blog:
Insira uma palavra-chave:
«Se VOTAR mudasse alguma coisa, o VOTO já teria sido banido.»
Emma Goldman

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Globo x IURD - Duas faces da mesma moeda

Podemos perceber a briga entre a Rede Globo e a Igreja Universal do Reino de Deus.

De um lado a Globo, maior detentora dos meios de comunicação no Brasil, terceira maior emissora de televisão do mundo, que é tradicionalmente nossa inimiga, em virtude da intensa manipulação do povo, com isso mantendo o povo estagnado, apático, totalmente desinteressado pelos problemas sociais, políticos e econômicos. Isso explica-se pela grande influência que a empresa tem nas relações de poder do país, o que não lhe agrada, logo então deturpa e minuciosamente repassa à população da maneira que condiz com seus interesses, orientando, em geral, toda a opinião massificada dos telespectadores.

De outro lado, a Igreja Universal, que, por ser uma Igreja, já também é tradicionalmente inimiga de nós anarquistas, pois sabemos (quem desconsidera a história está sujeito a repití-la) que em toda a história da humandade depois de Cristo, a instituição Igreja vem explorando, abusando, torturando, matando, oprimindo e submetendo o homem para manter o domínio das massas, com a desculpa de fé. Vale ressaltar que não repudiamos a religiosidade individual, ou seja, a crença de cada um, cada pessoa tem a liberdade de acreditar em que quiser, mas, sim, repudiamos fevorosamente a Igreja, e, independentemente de ser Católica ou Igreja Universal, têm os mesmos objetivos, enriquecimento às custas dos fiéis e conservação do poder sobre estes.

A Igreja Universal vem revivendo a história da Católica, principalmente no que toca à:

• compra de indulgências: antigamente tática usada pela Católica, e aperfeiçoada pela IURD com a intensa pressão psicológica que fazem com os fiéis nos ditos "encontros", que induz aos fiéis estarem sempre doando dinheiro para a igreja, com várias desculpas esfarrapadas;

• e à Inqusição: antigamente usado pela Católica, que a IURD aperfeiçoara também para o campo psicológico, algo muito bem estudado e aplicado, fazendo que o fiel sinta-se excluído quando não dá dinheiro para a igreja; o próprio fiel sente desprezado quando não participa de todas as ações que acontecem dentro da igreja, então é forçado - além da desculpa da salvação eterna, dita em outras palavras - à sempre estar doando dinheiro. Passagens bíblicas também são usadas tendenciosamente aos objetivos da igreja, tirando de um contexto em que se achara na bíblia para usar em outro contexto totalmente diferente - algo relacionado com servir e salvação: servir a igreja, salvação de Deus - deturpando a ideia original. Como foi dito, é todo um jogo psicológico que afeta o fiel e que não deixa claro diretamente a manipulação dos fiéis - superficialmente analisando, que é geralmente é como todos analisam, não percebe-se essa relação com a então Inquisição Católica - antes matava-se quem não servia a Igreja Católica; hoje pressiona-se psicologicamente - até porque, pela moral já desenvolvida pela sociedade, matar não seria o melhor método de manutenção de poder da igreja -o fiel, inquietando-o e forçando-o à servir a Igreja como todos fazem (vale lembrar que existem excessões em quaisquer casos, sejamos realistas, não são todos os fiéis que caem neste jogo);

Desde a década de 90 existe uma rincha entre a Globo e a IURD, com a Globo divulgando as falcatruas realizadas pelos bispos e pastores da igreja que roubam milhões do povo e a IURD denunciando a falta de imparcialidade, manipualação e participações da emissora com crimes políticos. Para nós, anarquistas, essa briga tem ótimos resultados, mas também trás instabilidade na população que é manipualada por estes monopólios. Analisaremos.

Dos dois lados saem informações importantíssimas que serviriam, a princípio, para simplesmente denunciar as falcatruas das mega-empresas aqui relatadas, conscientizando o povo e este manter-se distante das manipulações. Mas, é evidente, esta briga envolve grandes ambições econômicas, e, como de costume, as informações são distorcidas para tentarem trazer o público ao seu lado - tanto Globo quanto IURD -. Então esta briga não é inteiramente boa para nós; devemos usá-la quando um tenta derrubar o outro, e devemos também mostrar que nenhuma das instituições presta, que repudiar a Globo não implica em não repudiar a IURD, e vice-versa.

Em suma, para concluir, essa briga dá-se principalmente na disputa entre Globo x Record - emissora do Edir Macedo, hipócrita dono da IURD - e disputa política - é lógico que existem interesses políticos por trás disto, que existem deputados, senadores que estão tanto de um lado, quanto de outro -.

Nosso recado ao trabalhador é que esteja atento às informações divulgadas de ambos os lados, pense, critique, e não caia na manipulação de nenhum lado, pelo contrário, lute contra eles, lute contra a Globo, a Universal, a Record e todos os politiqueiros sanguessugas, tanto os que estão envolvidos quanto os que não estão.

Nenhum comentário: