"VOCÊ NÃO QUER VER, NÃO QUER ESCUTAR E MUITO MENOS FALAR"
Pesquise no blog:
Insira uma palavra-chave:
«Se VOTAR mudasse alguma coisa, o VOTO já teria sido banido.»
Emma Goldman

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Quarta-feira na Grécia

Grande manifestação de solidariedade com os presos através do principal distrito comercial.
As ocupações dos edifícios universitários estão acabando e mais ações estão programadas.



Hoje:



Demonstração de solidariedade com os presos nos atos de dias passados foi chamado por anarquistas, mas outras pessoas se aderiram ao movimento no seu decorrer. Cerca de 2000 pessoas participaram. A manifestação foi poderosa porém pacífica e passou na maior rua comercial de Atenas (Ermou), chegou a praça Sintagma e retornaram ao início com outra rota.



Houve alguma tensão quando os manifestantes passaram fora da Catedral de Atenas, mas, uma vez que foi decidido que esta seria uma manifestação pacífica, apenas símbolos foram marcados sobre o edifício e também houveram gritos de guerra contra a Igreja e os sacerdotes. Os manifestantes seguiram mas eles não se atrevem a chegar perto ou atacar na manifestação.



As frases que foram gritadas durante o protesto foram bastante originais, e não apenas contra o Estado ou a policia, mas também contra o consumismo e os que fecharam os olhos ao movimento e passaram a fazer suas compras de Natal.



Fotos: http://athens.indymedia.org/front.php3?lang=el&article_...55388



Aqueles que agora estão na prisão aguardando julgamento (o que pode demorar vários meses) emitiram uma declaração hoje, no qual se conclui: "o nosso corpo pode ser preso, mas a nossa mente e espírito estão ainda com eles lutando lá fora".



Na Universidade Politécnica houve uma nova reunião hoje, após a demonstração. A montagem decidiu pôr fim à ocupação (mas não a luta) à meia-noite. Os ocupantes do Comitê Econômico universidade (ASOEE) também decidiram pôr fim à ocupação e deixou o prédio esta tarde para participar da manifestação. Ambas as ocupações foram mantidos por 18 dias e apesar dos freqüentes ataques pela polícia, jogou uma grande parte à revolta. A luta ainda não acabou e ambas as assembléias chamaram todos para participar da manifestação do dia 27 já chamado pela assembléia dos ocupantes do edifício GSEE alguns dias atrás.



Em Alimos (Atenas), os cidadãos assumiram o sistema de som que foi definido para reproduzir músicas e Natal para ler comunicados e suas demandas sobre os recentes acontecimentos, tais como a imediata libertação dos presos, o desarmamento da polícia, dissolução de esquadrões revolucionários e o fim da lei anti-terrorismo.



Em Volos, a estação de rádio municipal foi ocupado para falar sobre os acontecimentos e as demandas.



Em Lesvos, manifestantes criaram um sistema de som no centro da cidade e transmitiram as mensagens.



Em Ptolemaida, uma árvore de Natal tal como a de Ioannina foi decorada com fotografias de Aléxis, dos protestos e também das demandas.



Fotos: http://athens.indymedia.org/front.php3?lang=el&article_...55106



Na ponte de Gorgopotamos (famosa por ter sido explodida por partidários durante a segunda Guerra Mundial, para cortar os fornecimentos nazistas) penduraram uma grande faixa escrita: "a sua tolerância através do seu sofá é cumplicidade"



Fotos: http://athens.indymedia.org/front.php3?lang=el&article_...55036



Sobre o incidente do tiroteio contra a van da polícia, mais notícias que foram liberadas mostram claramente que este foi um ato provocador. A polícia, após executar testes balísticos afirmou que os tiros foram disparadas por dois AK-47s não apenas um! Eles também dizem que o ataque teve lugar a partir de uma velha sala de dentro do campus que tinham sido ocupados por estudantes há alguns meses e foi utilizado para projetos tais como a construção de geradores eólicos, reuso de materiais, a utilização de software open source, etc.



Devido aos acontecimentos da semana anterior todos os eventos planejados foram adiados e o prédio do campus não tenha sido utilizado durante semanas. Ambos os fatos criam mais suspeitas à todos sobre os motivos do ataque.


BPI / NGR - BPI - Biblioteca Pública Indepedente / Notícias da Grécia Revolucionária

-------------------

Traduzido por: Paulo Afonso

Nenhum comentário: