"VOCÊ NÃO QUER VER, NÃO QUER ESCUTAR E MUITO MENOS FALAR"
Pesquise no blog:
Insira uma palavra-chave:
«Se VOTAR mudasse alguma coisa, o VOTO já teria sido banido.»
Emma Goldman

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Facção Central - Reais Filósofos

Grupo de rap brasileiro, considerado por mim, o melhor do mundo.



Facção Central, Eduardo, Dum-Dum e Erick 12 formam o grupo ativista que faz protesto contra o preconceito, abuso policial, contra a ladroagem do governo, o descaso com o "favelado", o "humilde brasiliero aqui, da periferia, que usa tênis da barraca, camisa da galeria", como eles cantam, a falta de incentivo à educação, em forma de rimas, "Versos Sangrentos" (nome de uma música).



O grupo sofre muito preconceito com a sociedade, pois, principalmente a mídia, diz que fazem apologia ao crime, que "é música de favelado, de ladrão". Já foi para a justiça por músicas, ultimamente foi a "Isso Aqui é Uma Guerra", e, em contrapardida, fizeram a música "Introdução", do CD A Marcha Fúnebre Prossegue, fazendo montagem com dizeres de vários artistas, jornalistas, promotores, dizendo que Facção Central "é apologia à violência de ponta-a-ponta", e mais: "esse clipe na prática, é um manual de instrução para a prática, de assaltos, seqüestros, e homicídios", "incita mesmo a violência". E, logo na terceira faixa do disco, cujo nome é "A Guerra Não Vai Acabar", o grupo desafia o Ministério Público com uma rima forte, mostrando que apologia ao crime é a opressão policial, é a fome na favela, o descaso, a corrupção policial e de políticos. O refrão é bem desafiante:

"Pode sensurar, me prender, me matar, não é assim promotor, que a guerra vai acabar" seguido de: "Não tem inquérito pra TV, que tem a vadia nua, novela da 6, 7, 8, sem ministério e sem sensura, é só meu rap que é nocivo pro sistema hipócrita, a justiça não quer ouvir o moleque que apanha nas costas".


Se tem uma coisa que adimiro no F.C., é não fugir de sua atitude, em qualquer situação, sempre atacando o sistema através de rimas. Se ele ataca a lama que o sistema é, o sistema é contra ele. Então, logo diz que é coisa de ladrão, etc. Pessoas que não sabem o que é realmente, nunca pararam para ouvir, pensam o mesmo.
Temos vários exemplos retirados de rimas deles, que mostra que não incentivam o crime:



"Não caia na armadilha, siga minha apologia, mesmo de barriga vazia, esqueça a jóia da rica"
Apologia ao Crime



"Não queria o moleque com a faca na mão, ajoelhando o tio grisalho, querendo seu caixão, queria só rimar choro de alegria, mas na favela não pscina, armário com comida, é só gambé gritando deita, pro mano de escopeta, que na fita do pagamento fuzilou o dono da empresa"
A Marcha Fúnebre Prossegue



"MEU CLIPE AINDA É UM SONHO E A REAL É UM PESADELO;

EU NÃO PRECISO ESTIMULAR O LATROCÍNIO;

NEM O SEQÜESTRO RELÂMPAGO NO EMPRESÁRIO RICO;

O BRASIL NÃO DÁ ESCOLA, MAS DÁ METRALHADORA

O BRASIL NÃO DÁ COMIDA, MAS PÕE CRACK NA RUA TODA;

NÃO VEM ME COLOCAR DE BODE EXPIATÓRIO;

PAÍS FALSO MORALISTA É VOCÊ QUE QUER VELÓRIO;

AÍ TIA DA MANSÃO FAZENDO ORAÇÃO;

ESPERANDO O CONTATO DO SEQÜESTRADOR EM VÃO;

SEU FILHO DEVE ESTAR MORTO, QUER SABER POR QUE;

COMBATER VIOLÊNCIA AQUI É ME CALAR OU ME PRENDER."

A Guerra Não Vai Acabar



Alguns exemplos em que o Facção Central não estimula a violência, apenas mostra a realidade das ruas, das favelas, e aconcelha a não entrar nas drogas, roubos, assassinatos, etc.



Mais um trecho:
"Mas que cuzão que condena foi lá para ensinar,
aí moleque a vitória só vem se estudar ou trabalhar,
aí moleque, não faz o que o sistema quer,
não borbulha sua vida nessa porra de colher,
pelo contrário, deram o cachimbo,
acionaram a contagem regressiva pro seu homicídio,

derreti o meu tênis, relógio, jaqueta,
a diversão da terça, virou uma doneça,
agora ou então na padaria cala boca tia,
enche logo o caixa trás minha cara de alegria"



Um exemplo que o que incentiva mesmo o crime é o própiro sistema, que não invenste na educação, exclui a favela, oprime o pobre com suas polícias fascistas, etc.



Muitas músicas do grupo são revolucionárias, mas sempre abrindo a cabeça do "excluído" do sistema.



Em geral, eles são totalmente contra o sistema, o abuso policial, o descaso, falta de incentivo à educação, contra o preconceito, e cantam a realidade social, aconcelhando a não entrar na vida criminosa, ir estudar para crescer, sempre defendendo os seus ideais.



Eu sempre honrarei a atitude do Facção Central, que nunca abaixa a cabeça para ninguém que tenta oprimir.

Nenhum comentário: