"VOCÊ NÃO QUER VER, NÃO QUER ESCUTAR E MUITO MENOS FALAR"
Pesquise no blog:
Insira uma palavra-chave:
«Se VOTAR mudasse alguma coisa, o VOTO já teria sido banido.»
Emma Goldman

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Nacionalismo (?)

Muito se dizem nacionalistas algumas pessoas, que amam o país, etc.


E, o que amam? O que é país?


O que é uma nação?


Perguntas que nunca me responderam.


País, nação, divisões imaginárias que só tendem à discussões, brigas, mortes, guerras, etc. E ainda amam?


Jesus é judeu; O papel e a pólvora são chineses; o café dá no Brasil; os grandes filósofos são gregos; tudo é espalhado, tudo é mundial. E, ainda amam uma única nação? Odeiam o "vizinho"?


E outra.


Em uma guerra traçada entre Brasil e Bolívia, suponhamos.


O presidente brasileiro declara guerra à Bolívia. Aí os nacionalistas iriam à guerra defender a nação amada. Mas, é a nação que está em guerra? Foi a nação que entrou em guerra, ou o desacerto dos presidentes?


Eles então amam o governo, e não a "nação".


Dizem que a polícia e o exército fortes propõem a ordem na nação; querem a morte dos traficantes; etc. Mas, já olharam que estes "criminosos" foram criados pelo sistema? Já pararam para perceber como entraram na vida do crime?


Ninguém nasce santo ou ruim, e é por isso que são influenciados. Os criminosos se tornaram criminosos por algum motivo: bom não é.


Então, a nação amada, o que ajuda para tirar seus filhos da vida criminosa?


Ah, é, os mata, os reprime.


Olha, os nacionalistas gostam tanto de encherem o saco dos anarquistas, comunistas, o que for, porque temos idéias contrárias. Eu defendo a liberdade de serem nacionalistas, enquanto não interfiram na minha liberdade através do desrespeito. Se preocupam tanto em chingar anarquistas, chamar de baderneiros, desordeiros, até mesmo tentar bater, oprimir a liberdade. E, o que isso melhora em uma nação que passa fome, sofre com a criminalização?


Será que eles não gostam de mulheres não? (olha que ainda são homofóbicos).


Vão escutar um Raul Seixas e se libertarem dessa vidinha de honrador da pátria, sair desse mundinho fechado, se libertarem antes de tudo, vivam a vida intensamente, em harmonia com todos independentemente de divisões mirabolantes, de dinheiro, de preconceito, etc.
E outra.

Se amam a nação, vão caçar políticas sociais para ajudar os filhos da nação que sofrem, que a nação os fez sofrer, e esqueçam os anarquistas - sendo estes que fazem ações em prol da justiça, liberdade e igualdade -.

Nenhum comentário: