"VOCÊ NÃO QUER VER, NÃO QUER ESCUTAR E MUITO MENOS FALAR"
Pesquise no blog:
Insira uma palavra-chave:
«Se VOTAR mudasse alguma coisa, o VOTO já teria sido banido.»
Emma Goldman

sábado, 10 de maio de 2008

TV MANIPULAÇÃO TOTAL – 2

Ainda há pessoas que acreditam que não há nada disso, que sou louco.

A novela Duas Caras, da emissora Globo, nos deu um grande exemplo de manipulação.

Coloco aqui logo que estava lendo o livro A Metamorfose, de Franz Kafka, e não assistindo à novela - primeiro que não gosto, segundo que TV, principalmente novelas, nos leva a um estado sedentário e hipnótico - e escutei na sala o então ator Lázaro Ramos fazendo papel de um membro de uma favela, praticando um comício de eleições (se não me engano) na comunidade. Então disse que a favela não havia regras, estava desorganizada, precisava de um representante, um líder. Então, como é totalmente sensacionalista, colocou o povo saudando com gritos e mais gritos o então líder, que falava com atitude. Começou então a falar que tem de haver votos, que voto consciente muda a comunidade, que daquela forma que estava indo não dava mais. Então, o povo, tão animado, saudou-o com todas as forças. Logo após o comício, apareceram algumas mulheres em um bar, dizendo que achavam o então líder “gostoso”, “gato” - foi essa expressão que diziam -, que ficaram arrepiadas pela atuação no comício e seu punho forte.

Resumindo, a manipulação foi pelo fato de que uma sociedade sem regras deve ser totalmente descartada, que o povo sempre está do lado dessas tais regras, sempre precisa e ama um líder, que voto consciente muda a “cara” de uma comunidade/país.

Podemos ter certeza de que esse sensacionalismo irá manipular muitas pessoas pelo Brasil, pois, por exemplo, vamos lembramos uma novela que houve uma cena onde uma artista global teria raspado sua cabeça, pois estava com leucemia, e, depois desta cena, as doações de sangue no país aumentaram em 70%. Não descarto que este fato foi bom, que foi, tenho certeza, mas, foi um exemplo de que a manipulação da mídia, principalmente da empresa Globo através de suas novelas, tem uma força impressionante ao sistema capitalista, para formar cada dia mais pessoas ao seu lado.

Nenhum comentário: